-->

quinta-feira, 10 de maio de 2012

E foi na última edição do Ciclone, numa das mais esperadas actuações da noite, que o Tuso Tozé teve um acidente mais ou menos grave e teve a necessidade de ser dirigido ao Hospital de Santo Espírito. O sujeito faz parte da famosa "T.U.S.A. BoysDance" que fez a sua primeira e última actuação no final da noite de Sexta-Feira d'O Festival. À quem jure que viu o Michael Jackson em cima do palco... Foi com muito gosto que vi nascer mais uma divisão do Departamento Artístico da T.U.S.A. Após a "FUNTUSA"(Covilhã 2008) e a "TUSA-Tribe"(Loulé 2011) surgiu então, no 10º Aniversário da T.U.S.A., a "T.U.S.A. BoysDance" que, como poderão ver na imagem abaixo, demonstrou muita Classe:

terça-feira, 6 de março de 2012

VIII Ciclone - Festival Internacional de Tunas Cidade Angra do Heroísmo

VIII Ciclone - Festival de Tunas Cidade de Angra do Heroísmo






Decorreu no passado fim de semana, 1,2 e 3 de Março, mais um Ciclone na ilha Terceira - Açores, organizado pela T.U.S.A. - Tuna Universitas Scientiarum Agrariarum da Universidade dos Açores. A 8ª edição contou com a presença da TASCA (Setubal), TUALLE (Loulé), Semper Tesus (Beja) e Desertuna (Covilhã) a concurso e uma tuna convidada, a TASMUA (Terceira). A data deste oitavo festival coincidiu com o 10º aniversário da T.U.S.A.
Foi um fim de semana divertido que contou com a realização de um jantar tradicional, com uma volta à ilha Terceira e também com uma garraiada contribuindo para o bom convivio entre as tunas participantes nesta época festiva. No dia 1 de Março, quinta-feira, realizou-se as 14h30 o Passa-Calles pela Rua da Sé em Angra do Heroísmo e cozinhou-se um Jantar Tradicional em S. Carlos com todas as tunas participantes. Na sexta-feira e no sábado, dias 2 e 3 de Março, as tunas deram uma volta à Ilha Terceira e, às 21h30 desses dias, decorreu O Festival no Centro Cultural de Congressos de Angra do Heroísmo.




O VIII CICLONE foi apresentado pelo comediante Pedro Neves(Levanta-te e Ri) e contou com um juri composto por 3 fundadores da T.U.S.A., 1 antigo Presidente e 1 antigo Magister, atribuindo os seguintes prémios:

-Melhor Solista: TUALLE
-Melhor Serenata: Desertuna
-Melhor Original: Desertuna
-Melhor Instrumental: Desertuna
-Melhor Pandeireta: Desertuna
-Melhor Porta-Estandarte: Desertuna
-Melhor Tuna: Desertuna


Os prémios atribuídos pela organização e pela assistência foram:

-Melhor Passa-Calles: TASCA
-Prémio Mestre Tuso (Tuna + Tuna): TASCA
-Prémio Tuna do Público: Desertuna






A T.U.S.A. deixa aqui os seus mais sinceros agradecimentos a todos os seus patrocinadores e apoiantes, a todas as guias e tunas, a todo o staff, juri, à presença dos fundadores e antigos Tusos que só assim, só com a ajuda de todos vocês foi possível organizar um certame à altura dos anteriores.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

10 anos T.U.S.A.

A T.U.S.A. orgulha-se de apresentar o "VIII Ciclone - Festival Internacional de Tunas Cidade Angra do Heroísmo" que se realizará nos dias 1, 2 e 3 de Março no Centro Cultural de Congressos de Angra do Heroísmo.



"Bora fazer uma tuna Mike?"

E foi esta a frase que acabaria por revolucionar o panorama musical do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, numa conversa de café entre João Monteiro e Rúben Amaral.

Estavam dados os primeiros passos para a formação daquela que viria a ser a primeira tuna masculina do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.
Algum tempo mais tarde, por entre muitos copos, gargalhadas e uns acordes de viola, começavam os primeiros ensaios da T.U.S.A. - Tuna Universitas Scientiarum Agrariarum.

A T.U.S.A. teve o seu nascimento no dia 1 de Março de 2002, e conta actualmente com cerca de 25 elementos, todos de sexo masculino confirmado.
A grande estreia desta tuna teve lugar no dia 31 de Outubro de 2002, na festa da castanha, na Terra-Chã, tendo sido apadrinhada pela Tuna Académica Sons do Mar do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.

Esta tuna destaca-se pelo seu repertório constituído apenas por originais e um espírito notável e único em palco que só quem vê pode descrever.

A união e a força de trabalho mantem esta tuna até hoje... Assente nos seu leais pelares: amizade, respeito, humildade e música.




Já passaram várias gerações que contribuíram para a continua evolução desta instituição. Por isso, nesta data tão marcante, 10 anos, a T.U.S.A. vem por este meio convidar todos os fundadores e antigos Tusos a se juntarem a nós nesta grande festa.






Em Meu nome,
Mestre