We've survived!!!
É com muito gosto que venho aqui relatar as mais recentes ocorrências por parte da comitiva da T.U.S.A. e afins, que se dignaram e tiveram a coragem (ou a insanidade), de participar numa das mais ousadas provas de turismo de aventura já alguma vez imaginada. Tou a brincar, era apenas um típico passeio de 3ª idade! Passeio esse que deu início por volta das 9:45 da manha e terminou ás 6 da tarde, com duas pausas de 10 minutos pelo meio para que se engolisse um papo-seco (metade em cada dentada), para que não se perdesse o ritmo e pa que os músculos não arrefecessem (Ferreira, 2008).
O post será dividido em 2 partes, sendo que a primeira bordará os intervenientes e a segunda o percurso propriamente dito.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpwwiea22vCWW9mj6PRgfXs65_Yr7tFcYYMZipBGKrB9i_jgedM_FgbQAKcUqiio4HxrcYzg4WWsnNjq9vGRn1osA6A45-M6r4yHAeItcaWTwswK5DWwaFY71YrYOOTYpN6z_c4LVdseFL/s400/Terceira+5B_v1.jpg)
1ª PARTE - OS INTERVENIENTES
Começo por descriminar os participantes e os seus estados pré e pós jornada.
Foram 10 os intervenientes 80% do sexo masculino e os restantes 20% do sexo oposto.
Começando pelas senhoras:
Pipoca - Começou com frio mas logo se fartou da roupa a mais. Foi sempre bem disposta e cheia de força! Uma mulher com pulmão. No final do passeio e com as pernas arranhadas disse: "ai que horror, não vou à praia enquanto estes riscos na pintura não passarem!" É mentira, mas é bem capaz de ter pensado nisso.
Denise - Sabias que ela ia? Eu não! Até à hora de partir era um caminheiro em dúvida. Começou com a língua de fora, pois o pasto não é pêra doce, então pa quem se tinha acabado de levantar da cama...é dose. Depois lá conseguiu controlar a respiração e seguiu bem a caminhada. Terminou o percurso mais cedo, regressando à carrinha acompanhada pelo primo.
Paul - Um homem pontual e que bastante caminho nos encurtou com a sua carrinha mágica. À priori precaveu-se e em vez de levar uns calções e umas sapatilhas levou umas calças e umas botas. Homem precavido vale por dois, ou mais! Esteve sempre no pelotão da frente. Só pecou por não ter encontrado o buraco na rocha...se continuas sem encontrar o buraco tás bem lixado! Chegou ao fim quase como novo, excepto algum desgaste físico.
Tiago - Só confirmou a sua presença às 8:50, mas apresentou-se pontualmente. Na subida foi um dos líderes, ao contrário dos carros que têm dificuldades de dar o arranque a frio. Esteve toda a viagem bem disposto mas para o fim já se queixava um pouco de falta de gasolina. Caminhou com a prima mais cedo, esperando depois pelo resto do grupo.
Sombra - O sacana do despertador tava malandro e acordou tarde, por isso é que o sombra se atrasou uma pisca. Lá veio ele do Porto Martins com o seu toyota a guinchar nas curvas todas, mas chegou são e salvo. Mal aterrou no Raminho disse: "home, na sei se vai dar tempo, nem sei se tem alguma coisa aberta..." ao que percebi logo o que ia dizer e retorqui: "deixa estar, tenho sandes a mais e dou-te uma pa comeres lá em cima!" lol. Foi quase sempre calado, mas acho que gostou do passeio. No final apresentava o cansaço normal.
Ginjas - Deve tar penande pa me matar...um padrinho que mete um afilhado em complicações destas devia ser des-padrinhado! hehe. Começou bem, junto da sua afilhada/¬åµø®å∂å, até lhe emprestou o polo num gesto de cavalheirismo, mas acabou por acarta-lo no resto da viagem. Seguiu sempre numa marcha mais lenta para não se cansar muito mas acho que acabou por não dar certo, pois sempre que se juntava ao grupo da frente eles arrancavam logo e mal lhe deu tempo para descansar. No final, principalmente no percurso da ribeira para a lagoínha magoou-se no pé, atrasando-lhe a marcha. Em suma, esteve à altura do passeio mas duvido que o queira fazer de novo!
Stone - Um atleta de alta competição. Muito pontual, tal como os que vieram com ele (gonçalo e migy) bem como os que vieram no carro atrás (ginjas e pipoca). Foi o fotógrafo de serviço, com uma média de 5 fotos por minuto.lol Manteve-se sempre junto do pelotão da dianteira e nunca franziu o nariz às atrocidades do percurso. Por ele, se lhe dessem 150€, fazia a mesma viagem no dia seguinte. Tás amodes de ir dar mais uns passeios comigo.hehe.
Migy - Para um homem que já escalou por 10 vezes o ponto mais alto de Portugal com 2351m de altitude, esta viagem fez-se na boa, embora o andar às voltas é que lhe tenha dado cabo da cabeça. Preparação física não lhe faltava, até chegou a caminhar e a fumar um cigarro ao mesmo tempo para lhe dificultar as coisas, vejam lá. Sentiu-se um pouco enganado, pois o guia o fez passar, tal como aos outros todos, por momentos complicados, havendo soluções mais simples, do tipo...terem de rastejar para ultrapassar obstáculos, enquanto que havia um caminho para se andar de pé.lol Chegou cá abaixo com menos 2kg (4%do seu peso corporal), mas gostou do passeio.
Gonçalo - Provavelmente o homem que se sentiu mais enganado de todos os participantes. Foram várias as vezes que da sua boca se pode ouvir: "enganaste-me bem desta vez, mas não me enganas mais!", ou "hás de pedir pa ficar lá em casa...!" ou então ainda: "é bom que vás aí na frente a fugir de mim, porque se te agarro mato-te!!!" O homem cansou-se mas não se foi abaixo, porém não se cansou de convidar toda a gente a participar numa iniciativa que ele próprio criou e que tem tentado angariar mais participantes - a pintura da sua casa! Para o fim não lhe saía da boca a seguinte conversa: "só mais duas subidas? duas subidas uma porra!". Esteve também quase sempre no grupo da frente.
Mox - De mim não vou falar, deixando para os comentadores essa tarefa. Só posso dizer que me enganei no cálculo das horas, no comprimento do percurso, nalguns dos atalhos, no aviso para que troxessem roupa e calçado adequado, e outras coisas que não me lembro agora. No fim de contas, sinto que quem mais foi enganado no final de contas fui eu.
PS: acho que com a fatia de bolo e as cervejas tão apetecidas que beberam em minha casa, esqueceram-se das vinganças...ou não???
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBPA_ruDzlJ6pGXJMEPFmOoFvtpJQuDKaAzSw0rfsmJrpDwHBXuyq50QGlWIl6NJ0llmyKpTLrZlhdyPBd607479trWPl1H5EY3rWBiS4yyFlXUVhgGCaso9XKIYHEpiznYf-h8p45RwlR/s400/fotos.gif)
2ª PARTE - A DESCRIÇÃO DO PERCURSO
Vou fazer a descrição do percurso referindo alguns locais e algumas situações assinaladas no mapa que se segue:
1 - A partida do percurso (mal sabiam eles o que os esperava).
2 - O pasto do calvário (a zona de triagem. Quem subir passa no teste, quem não conseguir tá bem amodes de voltar para baixo)
3 - A lagoa do pinheiro (ou o que restava dela...uma poça quase seca)
4 - As caldeirinhas (nascente outrora abundante em água, mas que se encontrava despida desse fluído essencial. É um caso para ser resolvido pelos Al-Goristas deste país!)
5 - As bagacinas (descampado interessante, com uma vista deslumbrante. Um local a visitar sempre! PS: e tem rede de telemóvel)
6 - O primeiro corta-mato (como o caminho não era fácil de se encontrar e como o tempo estava de feição...toca a arrancar por aí abaixo pelo meio dessa floresta!)
7 - A primeira subida a valer (o segundo sacrifício depois do cerrado inicial. Após a subida parou-se e engoliu-se o tal papo-seco)
8, 9, 10 e 11 - Encostas miragens (foram proferidas frases como: "acho que a caldeira é já ali à frente" - pura miragem! Nas miragens seguintes a mesma frase foi dita mas os resmungos e as ameaças de morte também começaram a ter o seu lugar. A destacar que a partir da primeira 10ª encosta miragem começaram a aparecer Angelicas...em abundância)
12 - Do cimo de uma colina... (deste local, no cimo de uma colina, apenas foi possível observar-se uma enorme subida do outro lado, e que subida essa...de deitar a língua fora!)
13 - A lagoa (a qual não conheço o nome, mas que veio dar um toque de magia e de exotismo ao passeio. Ninguém a esperava encontrar!)
14 - A derradeira subida e o miradouro da caldeira (num pedido extremo de forças lá se conseguiu subir esta colina que parecia nunca mais acabar e que nunca mais será esquecida certamente! No topo lá estava um miradouro do qual se conseguia observar a zona mais aberta da caldeira).
15 - O percurso no interior da caldeira (fácil de percorrer, mas dificil de se ver o buraco! Encontrou-se sim uma trincheira com rãs!)
16 - Lagoa Negra (a lagoa do fundo da caldeira, que também estava seca. Momento para uma paragem e para se engolir o último papo-seco)
17 - Só falta mais duas subidas (ou não!!! A saída da caldeira foi um esforço grande, bem grande mesmo. Subir nesta altura do campeonato era como espetar agulhas nos gémeos das pernas!)
18 - Mais corta-mato (o trilho fácil não foi encontrado, situação essa que nos levou a arregaçar mangas e a cortar mato mais uma vez...a subir!!! Começamos a dar-lhe com o jeito!)
19 - Subida para a vista superior da caldeira (mais uma subida sem muito mais a referir, apenas que era mais uma subida!)
20 - A vista superior da caldeira (paisagem clássica e obrigatória para quem faz este passeio. Quem foi gostou!)
21 - Ladeira careca (sim, tem nome aquela zona escorregadia na qual o gonçalo fez aquele selo no rabo. Bonita paisagem)
22 - Pico da lagoínha (requinte, calma e beleza. Dos sítios mais acessíveis e bonitos a visitar)
23 - Caminho de bagacina (o passeio encaminhava-se para o fim. A partir daqui foi canja!)
24 - Fim da caminhada. (9,905Km percorridos)
Espero que tenham gostado, que se tenham sentido privilegiados e que queiram qualquer dia experimentar mais um passeio comigo, mas mais curto e simples.
NOTA: Quero apresentar aqui uma queixa pessoal a quem antes de nós passou no percurso (e não tinha sido à muito tempo, porque as pegadas estavam bem frescas), pelo facto de ter derrubado alguns exemplares de Angelica lignescens L., uma das plantas extremamente bonitas e raras que fazem parte do espólio endémico açoreano. Um mal haja para quem não sabe aproveitar os locais com a dignidade e a inteligência que lhes é requerido e que justificava muito mais ter ficado em sua casa com os pés estendidos num sofá e a ver televisão. As campanhas televisivas contra a obesidade que incentivam passeios na natureza deviam ser banidas das televisões destas pessoas para que se salvaguardasse os interesses daquelas que se sabem comportar!