-->

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cabras Esgalhapessegueiros


Andava eu a pesquisar fotografias da Terceira no Google Earth, a ver se já havia fotos dos novos edifícios da Universidade por lá e então resolvi espreitar a zona da escola de enfermagem a ver o que lá aparecia… Mas o que me apareceu, meus amigos, eu não esperava. Juro que não! Na Ribeirinha ou no Raminho, aonde se diz que coitados que sofrem de esquentamento dão marteladas na própria blica e imigrantes de leste cortam cabelos em Topless, respectivamente, tudo bem!, nem que visse a foto de um porco a andar de bicicleta ou uma vaca a correr atrás

de um lavrador para lhe tirar o leite, acharia extremamente normal. Mas ali na zona da Escola de Enfermagem uma nova espécie de cabras??!! Ainda por cima uma espécie que evidencia tamanha habilidade??!! Que eu caia aqui redondo em cima da miss Dezembro se esperava uma coisa destas! Depois do espanto, lembro-me de ter pensado – “queres ver ò Hugo que qualquer dia entras ali para ir buscar um chocolate ao bar e vês cabras a jogar à sueca?!?!?!”

Bem, mas já me estou a dispersar, por isso passo ao que interessa:

Aquilo que vocês ali vêem é um Pessegueiro. Pode até nem parecer, mas é. Tendo em conta o tipo de caule e observando a morfologia das poucas folhas em zoom x3 ( e também após muita investigação na Wikitusa) pude verificar que se trata precisamente da espécie Prunus persica azorica. Até aqui, tudo bem, pessegueiros destes há muitos e os seus pêssegos costumam matar a fome de muita gente. O que é preocupante é que com o aparecimento desta nova espécie de cabras estes pessegueiros encontram-se em risco. Estas cabras são em tudo semelhantes às cabras normais só que, imaginem!, para se alimentarem esgalham pessegueiros! Mesmo isso que leram - são as chamadas cabras egalhapessegueiro. Segundo vim a saber mais tarde esta espécie sempre existiu naquela zona, mas só hoje em dia começam a subir e a esgalhar tudo o que é pessegueiro. Portanto em nome de qualquer estudante preocupado com a preservação de espécies deixo aqui neste blog de referência a título aviso público a mensagem para que se tomem medidas e assim talvez ainda se vá a tempo de controlar estes animais. Sem mais derramanço, beijos e abraços!

4 comentários:

Checkitout disse...

Linde!
Por acaso já me tinha apeprcebido dessa espécie...

sardinha disse...

Mto bom este post!!!!!!!!knd ñ houver + pessegueiros, ofereço o meu k ñ gasta, só kero é opção de escolha nas cabras...arranjem duas p mim k vou ao ciclone! Abraço mé mé lol

Nalitzis disse...

Óptima espécie para quem gosta de mamar nos peitos da cabritinha... xD

santa maria disse...

hem.... linde!!!
isto não tem de saber, o pessoal de ambiente é outra coisa, vê-se que percebe do assunto da preservação.. e dos animais predadores... nota-se de longe que aprendeste bem os ensinamentos ai dum famoso docente do dca, que diariamente se vê confrontado com esse problema da cabra..
e mais não digo, fica à mercê da vossa imaginação.