terça-feira, 31 de março de 2009
lá va dá rô lol
segunda-feira, 30 de março de 2009
Nova guerra
So me resta dizer duas coisas
1- Fica feio abandonar uma guerra sem dar luta
2- Senti assim que xeguei, apertar me o coração
LOLOLOL
abraço EnTUSAstico
Ceguinho
O cúurdonador ja se sabe que o criador da iniciativa.... e mais nao digo a nao ser que o tempo pode passar mais devagar ou mais depressa, mas nao para !! está a contar apartir de agora muahhh eh eh nhec...sou eu a bater no ceguinho !!! nhec...
Abraço EnTUSAstico
Mutchacho Fernández
Agora percebem porque anda com uns estilos todos latinos, eu my name is love, anda lhe a dar umas liçoes de glamour para fazer sequencias no estandarte com paixao que deve ser imposta!!!
E mais nao digo nem do stony nem do tao famoso picão que lhe é tanto apelativo como o chapeu ... agora qual deles é o maior o chapeu ou o picão , a foto nao tem uma prespectiva aceitavel de conclusao de ideias presupostas...
Abraços EnTUSAsticos
Um aparte
É verdade o stony contou me que se alguem telefonar de um telemovel, ao lado de uma antena de grande alcance, aquelas que vemos nos pastos, para termos rede de telemovel, os serviços sao de graça , podes telefonar e mandar sms mms até telefonar para o estrageiro é de graça se tiveres tb a menos de um metro da antena...
sexta-feira, 27 de março de 2009
La Resistence!!
Eis uma adaptação à realidade Tusoesférica do movimento "la resistence".
La Résistance, designa o conjunto de sete ou oito TUSOS que insistiam em ensaiar contra a vontade da maioria do pessoal!
Nas suas três aparições o movimento La Résistance teve sempre novos heróis! De destacar que o Migui foi o verdadeiro "Resistente" (tipo o gajo do Prision Break... safa-se sempre) tendo estado presente nas três!!
É também de notar a ratisse existente neste sujeito, pois para além de fazer parte do movimento La Résistance ele tenta evitar que este movimento venha outra vez a público!!
Numa rápida pesquisa pela "ternet" tentei encontrar as 3 fotos referentes às La Résistance existentes, infelizmente não encontrei de todas apenas da última... aqui fica para recordarmos....
É uma graça.... lol...
P.S. - Gande abraço po Migy... tou com um feeling que a malta vai se reencontrar dentro de uns dias... dizes que sim??
quinta-feira, 26 de março de 2009
Tusa e Ciclone cheios de LOUCURA…
Cheios de ferrugem!
Em primeiro lugar quero dar os parabéns pelo excelente Ciclone, principalmente à direcção, não só por mais um Ciclone organizado mas também por todo o trabalho desenvolvido. Foram duas noites em grande, excelente organização e apresentação do festival, como também tunas de grande nível a concurso e extra-concurso, enfim um espectáculo...
Quero também felicitar o magister e vice-magister pelo trabalho que têm vindo a desenvolver e aos caloiros (pobre homes) pois tiveram espectaculares na actuação, apesar dos nervos tiveram concentrados, com espírito e cumpriram muito bem o seu papel. Caloirada continuem assim que vão no bom caminho, e lembrem-se que o futuro da TUSA são vocês.
Penso que a nossa actuação foi demais, e para mim foi um orgulho tocar outra vez com a malta. Apesar de não ensaiar à algum tempo acho que a minha “performance” não comprometeu a nossa actuação, tirando o facto de quase ter dado cabo do microfone do Mox com o violão.
Devido a alguns anos de tuna, sei que normalmente após um momento grande (neste caso o ciclone) algum do pessoal tende a abrandar, ou seja, começam a faltar aos ensaios, por isso em segundo lugar quero contar uma pequena história aos caloiros porque o pessoal mais velho já a conhece.
Era uma vez...La Resistence...
SMS: Ensaio hoje às 19 horas…
Mais um dia de ensaio…e mais uma vez só aparecem meia dúzia de tusos…dasss….
Vamos registar isto…e lá está, surgiu então uma foto designada de “La Resistence”.
Para quem não sabe (eunucos, pobre homes) esta obra-prima de registos ilustra uma época de pouca afluência aos ensaios, isto por certas e determinadas justificações…do tipo:
-Hoje tenho de desmanchar um porco;
-Tenho uma unha encravada;
-Tenho de descarregar um contentor;
-Tenho um problema? Não consigo chegar a horas.
-Etc.
Enfim… uma data de mentiras mal pregadas…
Esta foto conta já com três edições, por um lado orgulho-me de estar presente em todas, mas por outro não me orgulho, e nada, da necessidade de tal registo ter sido efectuado…
Espero sinceramente que tal registo não tenha de ser novamente realizado…
Enfim força e vontade bastante é o que é preciso.
Grande abraço...
Miguel Ferreira
V Ciclone
Nos dias 19, 20 e 21 de Março a loucura do Ciclone – Festival Internacional de Tunas voltou a dominar a cidade de Angra do Heroísmo, foram 3 dias fantásticos e decerto inesquecíveis para todos os que participaram neste festival.
No dia 19 de Março assistiu-se ao já tradicional Passa-Calles na Rua da Sé onde os habitantes locais mostraram que apreciam tunas enchendo a Rua da Sé. Foi bonito de se ver! De seguida as tunas participaram
Dia 20 Março pelas 21 horas deu-se início ao Festival, de destacar que o Teatro Angrense esgotou completamente para assistir a este festival!
O Festival iniciou-se com a TUSA a apresentar um novo tema intitulado “Ilhas dos Açores”, de seguida, actuaram 3 tunas a concurso, TASCA, Tuna de Letras da Faculdade de Múrcia e Magna Tuna Cartola, para fechar a noite o festival contou com a participação extra-concurso dos Tunideos. A noite continuou pela noite dentro com festa no Havanna Club.
No dia seguinte, mais do mesmo, Teatro Angrense completamente esgotado para assistir a mais uma fantástica noite de tunas. Abriu o dia a Tuna Académica Sons do Mar, seguindo-se três tunas a concurso, Inoportuna, Tuna de Veteranos da Coruña e Semper Tesus. Para o final da noite ficou guardada a actuação da tuna organizadora a TUSA, de destacar o carinho demonstrado pelo público por estes! Como na noite anterior a festa continuou no Havanna Club onde durou ate bem de manhã!
Em relação ao prémios:
Melhor Tuna – Magna Tuna Cartola
Segunda Melhor Tuna – Semper Tesus
Tuna mais Tuna – TASCA
Tuna do Público – Semper Tesus
Melhor Original – Magna Tuna Cartola
Melhor Serenata – Tuna de Letras da Faculdade de Múrcia
Melhor Solista – Inoportuna
Melhor Porta - Estandarte – Semper Tesus
Melhor Pandeireta – Semper Tesus
Melhor Passa - Calles – Tuna de Letras da Faculdade de Múrcia
Em nome da organização, pedimos desculpa por alguma falha ocorrida durante o festival e agradecemos a todas as tunas presentes e a todas as instituições que tornaram possível a realização de mais um CICLONE!!
quarta-feira, 25 de março de 2009
Os Séccs Tomam a Palavra
Os Sécs Voccal - esse grupo de energúmenos que teima em aparecer à sociedade angrense na mesma altura em que o Ciclone costuma atingir a Cidade Património Mundial - viu-se este ano desfalcado de um membro. Um membro pequeno, todavia assaz viril! Mas essa ausência física não evitou que houvessem estragos colaterais infligidos ao Teatro Angrense e seu público durante o Ciclone, aliás como é apanágio dos Sécs Voccal.
Relativamente às actuações de ambos os dias (cujos intervalos foram brilhantemente preenchidos e animados por cerca de nove tunas), há que deixar um sentido agradecimento ao público do Teatro Angrense, sempre pronto a aplaudir e acima de tudo a rir! Com um público assim, o nervosismo que possa existir antes de um Skétch nunca passa do camarim para o palco!
Finalmente, um agradecimento muito especial àqueles que nem pestanejaram quando lhes foi pedida ajuda em determinados skétchs:
- os caloiros da TUSA, na montagem dos cenários e a desviar o pano (embora não tivessem outra alternativa);
- a Lisete, no skétch "Morcela, o Ventríloquo e a Loira", pela sua extraordinária representação, conseguindo baralhar completamente o público e até amigos mais chegados (para quem ainda tenha dúvidas, a Lisete estava a brincar);
- e, finalmente, o Rocky (perdão, o Jacinto) pela sua fantástica dedicação ao longo dos dois dias de Festival e pela sua representação no skétch "Waterboy"!
Frases como:
"Quero dar de mamá aos pequenos... ÁGUA? NÃO TEM!!!"
ou
"Vocês pró ano querem meter água no Ciclone... ÁGUA? NÃO TEM!!!"
Vão ficar para sempre na nossa memória, a par da "indignação" da Lisete!
Um bem haja a Todos!
sexta-feira, 13 de março de 2009
A mente superior ....
CAda macaco no seu galho, por isso deixo aqui um pensamento !!
Poderás parar tudo, menos o tempo, contundo este tempo é limitado, nomeadamento devido a trabalho e ensaios... resumidamente o meu tempo desponivel é maior de quem me fez um ataque por post!!! Nhec i Will Be wiating You
Abraço e Saudações enTUSAsticas
Os Greenpiças!
quinta-feira, 12 de março de 2009
Gostar é pouco ...
Tao simples quanto isso , a tusa nao tinha dinheiro , e para angariar dinheiro , o Mox lembrou se que era tao fixe se o mundo fosse cor de rosa. Assim foi, cor de rosa , preta LOLOL e teve a brilhante ideia de formar um grupo Boney Mox ... Este, agrupar de artistas constituido, por uma dançarina, duas vozes femininas secundarias e uma boca de anjo em voz principal era uma ideia genital .... upss desculpe o meu erro ortografico genial !!!
Agora vou numerar os varios problemas com o qual o Mox enfrentou :
1- Apesar do sotny cantar e vestir se á gaja, falta a segunda voz quem será?
2- O kenvin nao pode ser, porque senão seria os dois espigoes e o boca de anjo o nome da banda...
3- O baiao nao podia, por ser menor de idade ( exploração infantil )
4- Quem me resta, só me resta o gonçalo !Bota que tem diz o gonçalo , mas tem que haver correntes!!! lolol
Assim se deu a primeira viagem da t.u.s.a para um festival , graças a certas pessoas que têm OLHO para o negocio, e amor a T.U.S.A...
Saudações enTUSAsticas, para todos os que trabalham pela tuna...
II Cartaz Oficial V Ciclone
Clicar sobre a imagem...
quarta-feira, 11 de março de 2009
terça-feira, 10 de março de 2009
Cartaz Oficial V Ciclone
Finalizada a sondagem referente ao "cromo" mais "cromo" do Cartaz Oficial do V Ciclone, o povo decidiu que Stone, seguido de perto pelo Bidão foram os dois maiores "cromos" neste cartaz, o Stony com 24 votos e o Bidão com 21 votos!
Os restantes "personagens" deste elenco de luxo não causaram tanta sensação ao publico que viu o cartaz o que não significa em nada, que sejam menos charmosos, inteligentes, sensuais... etc.
De forma a que não haja qualquer duvida o SET (Serviço de Estatísticas da TUSA) divulga o gráfico final da votação:
E é isso... os números não enganam....
Em jeito de conclusão queria deixar o meu agradecimento pessoal a todos os cromos que participaram neste cartaz, pois apesar de ter sido um dos criadores juntamente com o Mox, o nosso trabalho nunca teria sido concretizado senão tivesse havido um grupinho de cromos dispostos a perder umas horas bem grandes para que conseguisse- mos obter este cartaz! A todos eles muito OBRIGADO!!
E agora meus amigos... ele tá a chegar... portanto toca a aproveitar estes dias fantásticos de alegria e espírito académico porque bem merecemos! Abraço!!
domingo, 8 de março de 2009
V CICLONE
Por vezes sou tão incorrecto...
Acho que estou na profissão errada. Se me metesse a vender barretes tinha o futuro garantido. Tenho um dom especial de os fazer sem tirar medidas e mesmo assim, encaixam na perfeição!
Não creio que a comparação de festivais seja uma coisa justa de se fazer, uma vez que estes evoluem de formas muito diferentes. O Ciclone nunca poderia ser comparado ao El Açor, nem o Olé tunas a nenhum destes, nem o FITU a nenhum dos anteriores, etc... A forma mais justa de se comparar um festival é confrontando-o com as suas edições anteriores, e aí sim, creio ser uma comparação justa.
A génese de cada festival é diferente, o espírito vivido é diferente, a história que cada um deles transporta é diferente, e como tal, a comparação não faz sentido nenhum. É como querermos comparar uma série de carros, todos eles de cilindrada 1500, mas um a gasolina, outro a gasóleo, outro a etanol, outro a biodiesel, e outro a hidrogénio... Não há comparação possível!
Pelo que sei, são apenas 7 as tunas a concurso no El Açor, e não 11 (need references), e das 4 extra-concurso que lá vão, uma delas é os Tunídeos (anfitriões - e que vão actuar no início e no fim do festival). Das restantes tunas que lá vão estar, constam: a Enf In Tuna, de enfermagem, a Tuna Com Elas, e por fim os Tunídeosaurus Tex, que são antigos membros dos Tunídeos.
Ao que se consta a TAUA não vai. Não sei se foi ou não convidada, nem tenho nada com isso, mas caso tenha sido uma decisão da tuna organizadora em não convida-los, ninguém tem nada a ver com isso, o festival é deles! São decisões que podem ser comentadas, caso se conheçam as razões em causa, mas que nada devem interferir com as decisões tomadas. Esta coisa de atirar pedras para a casa dos outros, tendo uma casa com tecto de vidro é um bocado ruim!
No Ciclone a decisão que se achou mais acertada foi a tomada. É uma solução que não inclui toda a gente, e é pena que assim o seja, mas foi a que reuniu o maior apoio.
No teatro o tempo não é muito, e o tempo que seria dedicado a cada tuna extra-concurso teria se ser pouco, e ainda por cima se houvessem abusos, como também já aconteceu noutros anos, o espectáculo terminaria muito tarde, e não é isso que se pretende. Não se quer que as tunas tenham de esperar até à 1 da manha para que comecem a tocar, nem queremos que as pessoas que estão a assistir se fartem e não voltem no segundo dia.
Quando se elaboram convites para o Ciclone, a experiência que se tem vindo a acumular ao longo dos últimos anos, obriga a que muitos convites sejam feitos, porque o fenómeno da insularidade é bem real (e penso que aqui o consenso é geral), o que faz com que muitas tunas acabem com o sonho de vir aos Açores no momento em que vão à agencia de viagens. Nesta edição, a sorte ditou-nos que 6 tunas tivessem aceite os convites de cá virem, o que obrigará a uma ligeira mudança no formato do festival.
Nunca fez, nem nunca fará parte da atitude de um anfitrião de um festival o negar a vinda de quem se disponibiliza a cá vir, era só o que faltava.
Realmente é pena que as tunas de cá não possam pisar todas elas o palco, mas existem razões para tal, que embora não queiram ser compreendidas - e possam ser manipuladas para que sejam entendidas como “azias” - têm de ser assumidas por parte de quem organiza.
Na impossibilidade de todas as tunas de cá irem acima de palco, o facto de a Sons do Mar ser nossa tuna madrinha, e ser oriunda da mesma casa do que nós, é mais do que justificação para a sua presença.
Também estou certo que um qualquer convite para o Ciclone que não tivesse os mesmos contornos dos demais participantes, além de não ser aceite, poderia ser entendido como um acto discriminatório. A dignidade da actuação de qualquer tuna é algo que deve ser mantido, e quando fazemos os convites é nessa base. Assim evita-se que alguma tuna se possa sentir menosprezada por ter limitações diferentes das restantes.
Não é minha intenção, nem nunca o foi, humilhar quem quer que seja. Penso que o valor das pessoas não é apenas aquele que elas apresentam, que pensam que têm, ou que a todo custo tentam exibir, mas também o reconhecimento que as outras pessoas têm para com ela, e nesse capítulo, não há nada como a nossa consciência!
Terminando de modo saudosista...
Lamento não ter podido assistir às bastante afamadas actuações da nossa tuna madrinha nos anos 90, mas enfim, não sou desse tempo...sou um pouco mais novo, mas ainda bem que há quem tenha vivido o espírito académico da época e que esteja disposto a relatar o que se passou!
Cordiais cumprimentos
PS: Trata-se de mais uma opinião pessoal! Estou sempre aberto ao diálogo!
sexta-feira, 6 de março de 2009
NAsci para a musica
Mox ou Emanú como chama agora o Zezinho, ficou pasmado com as qualidades deste tunante.
A sua queda para a musica logo fascinou o vulto da musica portuguesa, porque desde criança Emanú ja ouvia grandes sons da atlantica. Emanú disse em jeito de satisfação que quando foi proposto este projecto gritou " eu sabia que esta boquinha ia dar que falar" yas realmente o Emanú na minha prespectiva sempre teve queda para a musica, sitio para cair é que tá quieto "
Consequentemente e em jeito de homenagem ao Emanú boquinha de anjo que nao tem sitio para cair , José Cid relançou a sua musica NAasci para a musica , dedicando este tema ao alvo aqui exposto .. .
Deixo aqui entao as minhas saudações enTUSAsticas
quinta-feira, 5 de março de 2009
OLÉ!
Nos dias 27 e 28 do passado mês de Fevereiro ocorreu o OLÉ TUNAS, o festival da TAESEAH.
Não serei propriamente a pessoa mais isenta de influências - provavelmente não - para comentar o que se passou durante esses dias, mas acho que tenho a destreza suficiente para me abstrair destas interferências e fazer um comentário imparcial e sem "papas na língua".
O final de um festival de tunas é normalmente marcado por uma série de comentários - uns mais felizes do que outros - sobre quem ganha ou quem deixa de ganhar o que quer que seja. É assim, todos gostamos de ser os melhores, é inato.
O VII OLÉ TUNAS fica marcado pela alegria e pela festa, porque em termos de distribuição de prémios, assistimos a “mais do mesmo”, ou seja, uma divisão destes de uma forma mais ou menos homogénea (salvo casos extremos, em que se houvesse entrega de prémios seria uma autêntica chacota).
Não ponho em questão a capacidade musical ou de avaliação do júri, até porque conheço algumas das pessoas que o constituíram, bem como as suas mais valias musicais, mas o que é certo é que no final de contas, acabou por ser o mesmo...
Creio que o hábito já criado em festivais transactos, aliado à influência preponderante de mentalidades jurássicas, terão sido a razão principal para o sucedido. Ao fim ao cabo, todos nós sabemos que em caso de igual distribuição de opiniões, é o presidente do júri quem dá o veredicto final, e portanto é preciso escolher alguém competente para o cargo.
A meu ver, a denominação de festival é algo que, para além de todo o espírito académico e boémio que tem, incumbe a existência de um nível competitivo que à partida deverá premiar as tunas cuja prestação se evidenciou de algum modo. Há que ser cru e verdadeiro neste capítulo. Se o objectivo é fazer uma festa rodeada de frenesim académico, sem que haja competição e sem que ninguém fique mais feliz ou triste porque ganhou, ou não, qualquer coisa, então o melhor será mudar o nome de festival para encontro!
Os Tunalhos tiveram bem. Deu-se umas gaitadas valentes!
Cumprimentos a todos os que participaram e organizaram o festival, e oxalá que para o ano o certame seja melhor.
PS: Já agora, pegando na raiz etimológica da palavra solista, apercebemo-nos que esta deriva de solo, ou seja, só, per si, nada que tenha que ver com duo ou dueto!
PS2: Esta é uma opinião pessoal, embora possa ser subscrita!
Ocupado
Ficou me um pensamento na cabeça ,agora será que a miss Piggy vai arranjar um porco para ela ? se arranjar que especie de vai ser, Leitao branco cor de rosa , preto ou um porco mt macho ? LOL
Também se arranjar ja sei que nao falha umas voltinhas para o mato no seu carrinho de mao! LOLOL
Saudações EnTUSAsticas...
quarta-feira, 4 de março de 2009
"Nós (os projectos de nutricionistas) é que sabemos...
Depois de muita gadelha coçada e arrancada, muito suor, olhos arregalados e muito muito estudo (embora ainda com uma ou outra falha gráfica) saiu finalmente a mais fresquinha e actualizada roda dos alcoólicos anónimos...
Acho que a seguinte frases é a mais apropriada para definir esta imagem:
- "faz o que digo não faças o que faço"
Atenção: É de salientar que esta nova rodinha não deve ser pa rapazinhos novins como aqueles que têm a mania que são Mister's bebedeiras...!
Muahah...
terça-feira, 3 de março de 2009
Parabéns Sons do Mar!
Eu estive lá!
Exactamente, eu fui!
Enganem-se aqueles que pensam que o Mestre não viu. O Mestre viu tudo!
Este fim de semana passado decorreu o festival de tunas da tuna académica da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, o OLÉ TUNAS, e eu, como não poderia deixar de ser, disfarcei-me para que não fosse reconhecido e rumei ao Teatro Angrense.
Comecemos por uma ponta:
Parabéns à Tuna Académica Sons do Mar (que tem vindo a ser conhecida por TASMUA), não só pela excelente actuação que proporcionou ao público mas também por ser a tuna madrinha da minha tuna, a T.U.S.A..
Qualquer afilhado tem orgulho da boa fama que uma madrinha tem.
Gostei muito da actuação. Achei que uma grande maioria das pessoas que estavam em cima de palco estavam muito confiantes. As músicas foram bem tocadas e bem cantadas.
Relativamente às outras tunas só a Neptuna surpreendeu pela positiva. Vê-se que prepararam a actuação com cuidado.
As tunas vindas do território nacional ficaram muito aquém do que se esperava, à semelhança de outros casos ocorridos em anos transactos.
As tunas de Coimbra, com o seu estilo inconfundível, tiveram actuações que não se podem considerar más, mas que comparadas com as tunas locais a concurso, estavam a milhas de distância no que diz respeito a vivacidade e pujança!
Quanto à tuna do Lamego, nada a apontar. Não, esperem, há uma coisa...coragem! Tiveram muita coragem!
De salientar a presença da Real Extudantina dos Açores, que participou extra-concurso, mas que contribuiu bastante para que se elevasse a qualidade do festival, bem como o espírito fora de palco, principalmente no segundo dia (o dia em que subiu ao palco).
Não me vou debruçar sobre prémios em particular porque quem foi certamente sabe o que se passou.
Sem mais assunto de momento, e desejando uma vez mais os parabéns à Tuna Académica Sons do Mar, despeço-me com as mais cordiais saudações,
Mestre TUSO.